& Construction

Integrated BIM tools, including Revit, AutoCAD, and Civil 3D
& Manufacturing

Professional CAD/CAM tools built on Inventor and AutoCAD
Success Story

Fundada em 1981 em Belo Horizonte (MG), a Direcional Engenharia é hoje uma das maiores construtoras do país, com mais de 150 mil unidades entregues em 13 estados brasileiros. A empresa aposta na tecnologia como a grande aliada do método construtivo que consolidou – e que a coloca entre as maiores especialistas no Programa Casa Verde e Amarela de habitação popular.
Recentemente, a construtora revelou como vinha utilizando as soluções da AEC Collection, da Autodesk, na implementação do BIM em suas operações. Desde o fim de 2021, a partir do uso em maior escala do BIM, a Direcional registrava benefícios como redução de mão-de-obra, diminuição de prazos de entrega das obras e maior integridade das informações. Agora, com processos BIM consolidados, a empresa entendeu que era hora de dar mais um passo no sentido da inovação.
Antes de levar os projetos e o GED para a nuvem, os profissionais da Direcional perdiam muito tempo verificando detalhes. Na época, o analista não conseguia dedicar mais tempo a questões técnicas, como melhorias e otimizações de dimensionamento, por exemplo, nos projetos.
Além disso, muitas vezes os profissionais trabalhavam em versões desatualizadas, era preciso fazer muito mais revisões, o que acabava por atrasar o projeto. Lucas Ferreira da Silva, coordenador do núcleo BIM da Direcional, explica que cada ciclo de revisão leva em torno de 15 a 20 dias.
O coordenador afirma:
Precisávamos otimizar a colaboração entre os diversos profissionais envolvidos em um projeto. Sabíamos que a maior interação entre os responsáveis em cada disciplina poderia garantir ainda mais excelência aos nossos projetos.
Lucas Ferreira da Silva, coordenador do núcleo BIM da Direcional.
E ainda complementa:
Aliado à colaboração em documentos, sabíamos que precisávamos de uma plataforma para compartilhar projetos em si, permitindo que todos os fornecedores trabalhassem em um mesmo projeto.
Lucas Ferreira da Silva, coordenador do núcleo BIM da Direcional.
A exemplo de quando adotou a AEC Collection para a implementação de BIM, também agora a Direcional contou com o suporte da MAPData. Sob a orientação da MAPData, a construtora levou para a nuvem processos colaborativos, permitindo a interação entre todos os profissionais envolvidos em um projeto, desde o seu desenho até a sua execução na obra.
A Direcional implementou duas soluções fundamentais para a colaboração - o Autodesk BIM 360 Docs e o Autodesk BIM 360 Design, ambos softwares da plataforma Autodesk BIM 360. Silva revela que a Direcional substituiu o gerenciador de documentos (GED) que utilizava anteriormente pelo Autodesk BIM 360 Docs.
A Autodesk renomeou recentemente as soluções da plataforma Autodesk BIM 360, que agora é comercializada como Autodesk Construction Cloud. Da mesma forma, as plataformas de colaboração BIM 360 Docs e BIM 360 Design passam a ser tratadas como Autodesk Docs e Autodesk BIM Collaborate Pro, respectivamente. Todas elas funcionam de forma integrada, sem a necessidade de migração de uma nuvem para a outra.
Com o apoio da MAPData e a implementação do Autodesk BIM 360 Design, a Direcional conseguiu reduzir expressivamente os problemas de compatibilidade entre disciplinas nos projetos, além de reduzir significativamente o número de erros e retrabalhos. As revisões em projetos também passaram de uma média de seis para apenas duas. Essas melhorias operacionais aceleram projetos e permitem à empresa eliminar atrasos e descumprimento de prazos.
A Direcional conseguiu aumentar expressivamente a produtividade de seus analistas. Com o mesmo efetivo, a empresa tem trabalhado um número muito maior de projetos. Segundo Silva, cada analista cuida hoje de uma média de dez obras, contra cinco anteriormente. A solução também permitiu à empresa melhor gerenciar arquivos, fornecedores e informações para otimizar seus projetos de ponta a ponta.
Atualmente, a Direcional possui 100 licenças de Autodesk BIM 360 Docs e 200 de Autodesk BIM 360 Design. A empresa planeja duplicar as licenças do primeiro no próximo ano. Já em relação às licenças do Autodesk BIM 360 Design, antes de aumentá-las, a construtora planeja reforçar o trabalho de aculturamento junto aos seus fornecedores. Isso porque é preciso que eles utilizem o programa Autodesk Revit para os projetos, e muitos deles ainda não o fazem.
Completa Silva:
Estudos mais aprofundados podem trazer muito valor para a empresa. Em um projeto de infraestrutura, melhorias para o processo da obra em geral ou uma melhor solução para terraplanagem pode gerar economia da ordem de milhões de reais.
Lucas Ferreira da Silva, coordenador do núcleo BIM da Direcional.
Project summary
Duration & delivery
Autodesk solutions
Services provided
In9 Design reduz tempo de desenvolvimento e agiliza entrega de projeto de design com solução Autodesk
A In9 Design tinha o desafio de promover ao cliente final um melhor fluxo de projeto, onde era necessário agilizar a troca de informações entre os departamentos de design e engenharia (superfície classe A), mantendo toda a segurança e vínculo dos arquivos. Além disso, precisava manter a confiança das alterações feitas através das transformações do modelo conceitual para o modelo final de fabricação. Ao final deste fluxo, ser possível utilizar a versão final como um modelo de apresentação.
Indústria de Plásticos Monrizzo utiliza Autodesk Moldflow para prevenção de erros ainda na fase preliminar do produto e ferramental utilizado na injeção.
A Indústria de Plásticos Monrizzo fabrica peças para máquinas e implementos agrícolas, através dos processos de injeção, sopro e montagem de conjuntos. Anteriormente a Indústria de Plásticos Monrizzo não possuía uma solução para prever eventuais problemas no processo de injeção de peças plásticas. Desenvolviam seus ferramentais de injeção baseados na experiência de projetistas internos ou de terceiros. Essa metodologia de trabalho acabava gerando mais try-outs do que o previsto, pois era necessária a correção do ferramental para atender as especificações técnicas dimensionais dos produtos, aumentando o tempo de desenvolvimento dos projetos.
Supercam Ferramentas utiliza Autodesk Moldflow Adviser e prevê resultados do produto antes da etapa de execução da ferramenta
A Supercam Ferramentas atua no desenvolvimento de moldes e ferramentas CDR (Corte, Dobra e Repuxo) para indústria automobilística e de eletrodomésticos. Tendo como meta principal desenvolver uma ferramenta onde injetasse um produto com duas funções de processo para obtenção de uma peça resistente, flexível na base e esteticamente agradável.
Contact Partner Finder for help using the online search tool and more. The Autodesk Assistant can help with Autodesk products, answer questions, or send you to an agent.
Partner Finder Terms of Use
By accessing and using Partner Finder, you acknowledge and agree to the following Additional Terms as referenced in the Website Terms of Use: (i) Partner Finder may be modified, updated, interrupted, limited, suspended, or discontinued at any time without notice or liability; (ii) any query or request for information regarding a specific provider or provider services may be forwarded to that provider, however Autodesk in its discretion may retain a record to conduct business analytics to improve Partner Finder and other Autodesk products and services; (iii) Autodesk has no obligation to enforce any terms on your behalf against another user; and (iv) any feedback you provide in connection with a provider, including ratings or reviews, is a non-confidential “Submission” as defined in the Website Terms of Use. You are advised to conduct your own independent analysis and assessment of any information provided by or though Partner Finder, including whether a selected provider is appropriate for your particular circumstances. Without limiting the Website Terms of Use, Autodesk does not warrant, endorse, guarantee, or assume responsibility for any service advertised or offered by a provider through Partner Finder or any hyperlinked website or service. Autodesk is not liable for the content of this site, or for the consequences of any actions you may take based on information provided by, or through, this site. You release Autodesk and its affiliates and subsidiaries from all liability arising from your use of Partner Finder, including any hyperlinked website, service, or content.
Translation tool disclaimer
This page has been translated for your convenience using a machine translation service. Reasonable efforts have been made to provide an accurate translation; however, no automated translation is perfect nor is it intended to replace human translators. As a result, this translation may contain errors and inaccuracies. Autodesk provides no warranties, either express or implied, about the accuracy, reliability, or completeness of the machine translation and disclaims all liability for any losses or damages caused by, or resulting from your reliance on, this translation. The English version of this website is the official version.